Pré Escolar
Forma e volume (novembro)Questão-problema - Será que contêm mais, menos ou a mesma água?
Prever, experimentar e observar o que acontece ao volume e à forma da água contida num recipiente quando esta é transferida para outro.
Flutuação (outubro)
Questão-problema - Qual será o comportamento de diferentes objetos na água?
Prever, experimentar e observar o comportamento de diferentes objetos na água (flutua ou não flutua).
1.º ano
O mesmo volume diferentes formas (dezembro)
· - Reconhecer
que um determinado volume de água não se altera independentemente do recipiente
onde se encontre
Perceber que a água toma a forma do recipienteQuestão-problema - "Será que um dado volume de água se altera se mudar de recipiente?"
Mistura de cores (novembro)
·
Compreender que misturando duas cores diferentes podemos
obter novas cores.
Questão-problema - "Será que ao misturar duas cores diferentes, podemos obter uma nova cor?"Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (textura)
Questão -problema- "Será que todos os materiais têm a mesma textura?"
Distinguir materiais pelo sabor (outubro)
·
Comparar alguns materiais segundo propriedades simples
(sabor)
· Questão-problema: "Será que todos os alimentos têm o mesmo sabor?"
Impressões digitais (outubro)
Questão-problema: " Será que existem duas impressões digitais iguais?"
2.ºano
Escrita
invisível (dezembro)
Demonstrar pensamento científico (prevendo,
planificando e experimentando…).
Realizar experiências com materiais e objetos
de uso corrente.
Escrever mensagens com tinta invisível
Questão-problema –
Como escrever uma mensagem com tinta invisível?
Flutuação, variável massa
(novembro)
Demonstrar pensamento científico (prevendo,
planificando e
experimentando…).
Compreender
o comportamento de objetos distintos em água (flutuam/não flutuam) variável massa.
Questão-problema
– A
massa do objeto influencia a flutuação?
Realizar experiências com a luz( novembro)
Identificar fontes luminosas.
Compreender que só vemos os
objetos luminosos e os objetos iluminados.
Questão-problema – Como se propaga a luz?
Som (outubro)
Reconhecer que todos os materiais e seres produzem som.
Demonstrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…). Reconhecer que o som é produzido pela vibração de um objeto que faz entrar o ar em movimento. Experimentar formas de propagação do som pelo ar
Questões-problema: "Será que todos os materiais e seres produzem som?"
"Como falar baixinho com alguém que está noutra sala?"
Tato, forma e textura (outubro)
Distinguir objetos só utilizando o tato.
Distinguir objetos pela textura e forma.
Questão- problema : "Todos os materiais têm a mesma forma e a mesma textura? "
3.º ano
Flutuação – Variável
forma ( novembro)
Questão -problema
Como fazer flutuar uma barra de plasticina?
Reconhecer que podemos
fazer flutuar uma barra de plasticina moldando-a de modo a adquirir uma
concavidade (forma de barco).
Realizar experiências com a luz (novembro)
Demonstrar pensamento científico (prevendo,
planificando e experimentando…). Compreender que nem todos os materiais se
deixam atravessar pela luz. Reconhecer que os materiais transparentes se deixam
atravessar totalmente pela luz, os opacos não se deixam atravessar e os
translúcidos só se deixam atravessar parcialmente.
Questão-problema –
“Será que todos os materiais se deixam atravessar pela luz?’” Luz (novembro)
Questão Problema: “
Como se propaga a luz?”
Reconhecer
que a luz se propaga em linha reta.
Questão-
problema: “Qual é a cor da luz?”
Reconhecer que a luz branca pode decompor-se nas
várias cores do arco-íris.
Identificar
perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Sensibilizar os alunos
dos efeitos do consumo do tabaco.
Questão-problema: "O que acontece aos pulmões quando fumamos?"
Questão-problema: "O que acontece aos pulmões quando fumamos?"
Simulador da caixa torácica (outubro)
Identificar fenómenos relacionados com
algumas das funções vitais.
Simular os movimentos da inspiração e da
expiração
Questão-
Problema: Como é que o ar entra e sai dos pulmões?
4.ºano
Oxigénio nas combustões (dezembro)
Reconhecer, através da experiência, a existência do oxigénio no ar (combustões).
Questão-problema - "Como apagar uma vela sem lhe soprar ou tocar?"
Sombras (novembro)
Interpretar a formação de uma sombra
Identificar e explorar alguns dos fatores que
influenciam a sombra de um objeto.
Questão-problema: "O que acontece à sombra se variar a distância entre a fonte luminosa e o objeto?"
Espelhos planos (novembro)
Explorar a formação de imagens de espelhos planos em diferentes ângulos.
Construir artefactos óticos (caleidoscópio)e compreender o seu funcionamento
Questão-problema- "Quantas imagens de um objeto se formam combinando 2 espelhos planos em posições distintas"
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário