Experiências 1.º Período

Experiências 1.º Período (blogue anterior)

Pré Escolar

Forma e volume (novembro)
Questão-problema - Será que contêm mais, menos ou a mesma água?

Prever, experimentar e observar o que acontece ao volume e à forma da água contida num recipiente quando esta é transferida para outro.



Flutuação (outubro)
Questão-problema - Qual será o comportamento de diferentes objetos na água?

Prever, experimentar e observar o comportamento de diferentes objetos na água (flutua ou não flutua).




1.º ano

O mesmo volume diferentes formas (dezembro)


·      - Reconhecer que um determinado volume de água não se altera independentemente do recipiente onde se encontre

Perceber que a água toma a forma do recipiente

Questão-problema - "Será que um dado volume de água se altera se mudar de recipiente?"



Mistura de cores (novembro)

·         Compreender que misturando duas cores diferentes podemos obter novas cores.

Questão-problema - "Será que ao misturar duas cores diferentes, podemos obter uma nova cor?"




Distinguir materiais pelo tato (novembro)

Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (textura)

Questão -problema- "Será que todos os materiais têm a mesma textura?"



Distinguir materiais pelo sabor (outubro)

·         Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (sabor)

·       Questão-problema: "Será que todos os alimentos têm o mesmo sabor?"



Impressões digitais (outubro)

Perceber que não existem duas impressões digitais iguais

Questão-problema: " Será que existem duas impressões digitais iguais?"



 2.ºano
Escrita invisível (dezembro)
Demonstrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
 Realizar experiências com materiais e objetos de uso corrente.
Escrever mensagens com tinta invisível
Questão-problema – Como escrever uma mensagem com tinta invisível? 

Flutuação, variável massa (novembro)
 Demonstrar pensamento científico (prevendo, planificando e
experimentando…).
Compreender o comportamento de objetos distintos em água (flutuam/não flutuam) variável massa.

Questão-problema – A massa do objeto influencia a flutuação?




Realizar experiências com a luz( novembro)
Identificar fontes luminosas.
 Compreender que só vemos os objetos luminosos e os objetos iluminados.
 Questão-problema – Como se propaga a luz? 

Som (outubro)
Reconhecer que todos os materiais e seres produzem som.
Demonstrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…). Reconhecer que o som é produzido pela vibração de um objeto que faz entrar o ar em movimento. Experimentar formas de propagação do som pelo ar
Questões-problema: "Será que todos os materiais e seres produzem som?"
                                   "Como falar baixinho com alguém que está noutra sala?"


 Tato, forma e textura (outubro)
Distinguir objetos só utilizando o tato.
 Distinguir objetos pela textura e forma.
Questão- problema : "Todos os materiais têm a mesma forma e a mesma textura? "

                                         
3.º ano 


Flutuação Variável forma ( novembro)
Questão -problema
Como fazer flutuar uma barra de plasticina?

 Reconhecer que podemos fazer flutuar uma barra de plasticina moldando-a de modo a adquirir uma concavidade (forma de barco).


Realizar experiências com a luz (novembro)
Demonstrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…). Compreender que nem todos os materiais se deixam atravessar pela luz. Reconhecer que os materiais transparentes se deixam atravessar totalmente pela luz, os opacos não se deixam atravessar e os translúcidos só se deixam atravessar parcialmente.
Questão-problema “Será que todos os materiais se deixam atravessar pela luz?’” 




Luz (novembro)
Questão Problema: “ Como se propaga a luz?”
Reconhecer que a luz se propaga em linha reta.


Questão- problema: “Qual é a cor da luz?”
Reconhecer que a luz branca  pode decompor-se nas várias cores do arco-íris.


A garrafa fumadora ( outubro)
Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Sensibilizar os alunos dos efeitos do consumo do tabaco.
Questão-problema: "O que acontece aos pulmões quando fumamos?"


Simulador da caixa torácica (outubro)
Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais.
Simular os movimentos da inspiração e da expiração
Questão- Problema: Como é que o ar entra e sai dos pulmões?





4.ºano



Oxigénio nas combustões (dezembro)

Reconhecer, através da experiência, a existência do oxigénio no ar (combustões).


Questão-problema - "Como apagar uma vela sem lhe soprar ou tocar?"



Sombras (novembro)
 Interpretar a formação de uma sombra
 Identificar e explorar alguns dos fatores que influenciam a sombra de um objeto.

Questão-problema: "O que acontece à sombra se variar a distância entre a fonte luminosa e o objeto?"






Espelhos planos (novembro)
Explorar a formação de imagens de espelhos planos em diferentes ângulos.
Construir artefactos óticos (caleidoscópio)e compreender o seu funcionamento

Questão-problema- "Quantas imagens de um objeto se formam combinando 2 espelhos planos em posições distintas" 




Células (outubro)
Abordar o conceito de célula, o seu tamanho e a sua existência em diferentes formas.
Observação no microscópio de várias preparações de células definitivas (sangue, ossos, músculos, cartilagens, pele…)


Questão-problema - "Porque é que os órgãos são tão diferentes?"




Ossos ((outubro)
Reconhecer a função de proteção e suporte dos ossos
Questão-problema – "Porque é que os ossos são duros”
Questão-problema – “O que acontece aos ossos quando submetidos ao calor intenso (fogo)”












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