Água/Vida
"Que futuro?"
Reconhecer que a água é um bem finito e que a sua falta é uma ameaça para a vida no planeta.
Identificar alguns fatores que contribuem para a sua diminuição.
Desenvolver pensamento crítico e criativo.
Reconhecer alguns sabores.
1ºano (novembro)
Flutuação
Realizar experiências com a água. Reconhecer objetos que flutuam e não flutuam. |
- Reconhecer que a solubilidade é uma propriedade de
alguns materiais através da realização da atividade “dissolve ou não dissolve”.
Questões-problema
· Prever, experimentar e observar o que acontece ao
volume e à forma da água contida num recipiente quando esta é transferida para
outro.
· Reconhecer que a água adota a forma do recipiente
onde está contida, sem alterar o seu volume.
· Reconhecer que diferentes volumes de água produzem
diferentes sons.
“Será que diferentes volumes de água, permite
produzir diferentes sons?”
Identificar objetos que necessitam
de energia elétrica para funcionar.
De onde vem a energia elétrica para fazer funcionar alguns
objetos?
Questão -Problema
"Porque não vemos os objetos no escuro?"
Agrupar sementes segundo a cor e
o tamanho.
· Compreender que a germinação de
uma semente dá origem a uma nova planta.
"Como podemos agrupar sementes diversas?"
-Reconhecer que a água circula
pelos seres vivos e pelo meio físico. -Reconhecer que a energia
do sol promove a evaporação da água e que o vapor de água atinge camadas mais altas da atmosfera formando as nuvens. -Reconhecer
que a água retorna à superfície terrestre caindo na forma de chuva, neve ou
granizo. |
Reconhecer que a água é um bem finito e que a sua falta é uma ameaça para a vida no planeta.
Identificar alguns fatores que contribuem para a sua diminuição.
Desenvolver pensamento crítico e criativo.
Flutuação (variável massa)
Reconhecer propriedades dos objetos (densidade).
Compreender quais os fatores que condicionam esse comportamento.
Questão- problema
"Será que a massa (peso) influencia a flutuação?
2ºano (novembro/dezembro)
Reconhecer que existem formas de reciclar a água suja.
Questão- problema
" Como podemos tornar a água suja numa água mais limpa?"
2ºano - janeiro
- Realizar
experiências com água. - Verificar que é possível a partir de uma solução recuperar o soluto, ou seja, que a dissolução é um fenómeno reversível. - Reconhecer
processos de separação dos componentes das misturas. |
·Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
|
Questão- problema
· Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
Questões- problema |
0 ar quente ocupa mais espaço e é mais leve do que o ar frio. |
-Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades. - Identificar materiais de acordo com as suas propriedades: flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade |
Questão-problema
" Será que todos os materiais têm as mesmas propriedades?"
·
Compreender que a germinação de uma semente dá origem a uma
nova planta.
·
Distinguir as diferentes
partes de uma planta.
·
Identificar as partes da
semente de feijão.
·
Identificar alterações nas sementes depois de colocadas na
água.
· “Como são constituídas as sementes?”
“O que acontece às sementes depois de colocadas na água?”
Promover
estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros
saberes, relativos aos conteúdos das AE.
Reconhecer que a água é um bem finito e que a sua falta é uma ameaça para a vida no planeta.
Identificar problemas graves da sociedade que provocam a diminuição de água (desflorestação, impermeabilização dos solos, incêndios...).
- Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
- Compreender o comportamento de objetos distintos em água e quais os fatores que condicionam esse comportamento (caixa de ar)
A forma dos objetos influencia a flutuação?
3º ano - novembro
- Demonstrar pensamento o científico (prevendo, planificando, experimentando…).
- Prever e testar as previsões para acender ou apagar uma lâmpada intercalando um interruptor
- Perceber que um interruptor interrompe a corrente num circuito.
- Demonstrar pensamento o científico (prevendo, planificando, experimentando…).
- Prever e testar as previsões para acender duas ou mais lâmpadas numa pilha
- Identificar circuitos em série e em paralelo.
“É possível ligar duas ou mais lâmpadas a uma pilha de modo que acendam todas? Se sim, como ligar duas ou mais lâmpadas a uma pilha de modo que todas acendam?”
· Recolher amostras de diferentes tipos de
solos · Identificar algumas das suas
caraterísticas (cor, cheiro, permeabilidade…). · Reconhecer a permeabilidade dos
diferentes tipos de solos. Questão-problema:
3º ano - março Observar
o comportamento dos materiais em presença de um íman (Atração, não atração e
repulsão). Magnetizar
objetos metálicos (pregos, alfinetes…) Questões-problema:
“Os ímanes atraem todos os
materiais?” “Como criar um íman?” 3º ano - março Compreender que a existência de água no estado gasoso na
atmosfera se relaciona, sobretudo, com a existência da água no estado líquido à
superfície da Terra. Interpretar o ciclo da água como uma sequência de fenómenos
de evaporação, condensação (com queda na forma de chuva – no caso de água
líquida, ou na forma de granizo – no caso de água sólida), infiltração (água
nos solos), nova evaporação…
Como
simular o ciclo da água? 3ºano/4º ano Abril Os materiais e os estados da matéria Distinguir materiais líquidos de materiais sólidos; Reconhecer que o estado físico de algumas substâncias se pode alterar por mudança da sua temperatura; Compreender que um material (em particular, a água) se pode apresentar em estados físicos diferentes (sólido, líquido e gasoso), que podem ser convertíveis uns nos outros através de alterações nas condições (em especial, a temperatura); Questão-problema: Como distinguir os sólidos dos líquidos? |
3º ano - maio
Germinação
Compreender que a germinação de uma semente dá
origem a uma nova planta.
Compreender a influência de alguns fatores do
ambiente na germinação e no crescimento da planta.
Processos de reprodução das plantas (sementes,
estaca…).
Compreender que a água absorvida pela raiz é libertada para atmosfera através da transpiração.
"Qual o efeito da luminosidade na germinação das sementes de feijão?"
"O que acontece à água absorvida pelas raízes?"
3º ano - junho
Luz
Compreender que a luz não
atravessa todos os materiais
Compreender que aluz se propaga em linha reta.
Observar e compreender a decomposição da luz.
Questões - problema:
Será que todos os objetos se deixam atravessar pela luz?
Como se
propaga a luz?
De que cor é a
luz?
4º ano - outubro
Ossos
Reconhecer a existência dos ossos e a suas funções (suporte, proteção...).
Reconhecer que os ossos são constituídos por sais minerais principalmente cálcio.
Questão-problema
Porque é que os ossos são duros?
O que acontece aos ossos quando expostos ao calor intenso (fogo)?
Células
Abordar o conceito de célula, o seu tamanho e a sua existência em diferentes formas.
Questão-problema:
|
Questão-problema:
"O tipo de líquido (solvente) influencia a flutuação?"
4º ano - fevereiro
· Explorar a formação de imagens de espelhos planos em diferentes ângulos.
· Construir artefactos óticos (caleidoscópio) e compreender o seu funcionamento.
Quantas imagens de um objeto se formam combinando 2 espelhos planos em posições distintas?
Sombras
Identificar e explorar alguns
dos fatores que influenciam a sombra de um objeto.
O que acontece à sombra se variar a distância da fonte
luminosa ao objeto?
Condutividade
Prever e testar as previsões
quanto ao acender/não acender da lâmpada quando diferentes materiais/objetos,
são intercalados num circuito elétrico.
Classificar materiais/objetos
em condutores e não condutores de corrente elétrica.
Perceber que não só os sólidos são bons condutores de corrente elétrica.
Perceber que a intensidade da luz aumenta com a quantidade de sal na água.
“Que
materiais são condutores de corrente elétrica?”
“Será que
só os sólidos são bons condutores de corrente elétrica?”
“Será que
a quantidade de sal aumenta a intensidade da luz?
Vasos comunicantes
· Constatar
o princípio dos vasos comunicantes.
Perceber as utilidades dos vasos comunicantes.
Questão-problema:
Como funcionam os vasos comunicantes?
Reconhecer
a transmissão de sons através dos sólidos, líquidos e gases.
Poluição sonora.
“Como
se propaga o som?”
“Será
que o meio tem influência na propagação do som?
“O
que é a poluição sonora e quais os seus efeitos?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário