Ano letivo 2022/2023

 

1ºano (outubro)        

Água/Vida

"Que futuro?"

Sensibilizar os alunos para a necessidade de não desperdiçar água.
Reconhecer que a água é um bem finito e que a sua falta é uma ameaça para a vida no planeta.
Identificar alguns fatores que contribuem para a sua diminuição.
Desenvolver pensamento crítico e criativo. 
Identificar algumas propriedades da água.
Reconhecer alguns sabores.



1ºano (novembro)

Flutuação

     Realizar experiências com a água.

Reconhecer objetos que flutuam e não flutuam.



1ºano ( janeiro)

Propriedades da água:

Dissolução
Efeitos da água nos materiais

-   Reconhecer que a solubilidade é uma propriedade de alguns materiais através da realização da atividade “dissolve ou não dissolve”.

 

-Identificar as propriedades de diferentes materiais, agrupando-os de acordo com as suas características e relacionando-os com as suas aplicações.

Questões-problema   
  
  “Materiais diferentes dissolvem-se do mesmo modo em água?” 



                              “Qual o efeito da água nos materiais?”




1ºano ( fevereiro)

Propriedades da água:

Forma e volume

·   Prever, experimentar e observar o que acontece ao volume e à forma da água contida num recipiente quando esta é transferida para outro.

·   Reconhecer que a água adota a forma do recipiente onde está contida, sem alterar o seu volume.

·   Reconhecer que diferentes volumes de água produzem diferentes sons.


Questões-problema :   “Será que um dado volume de água se altera se mudar de recipiente?”

 

     “Será que diferentes volumes de água, permite produzir diferentes sons?”




1ºano ( março)

Realizar experiências com a luz

  Identificar objetos que necessitam de energia elétrica para funcionar.

Reconhecer a origem da energia elétrica.

Questões-problema :     Que objetos usam energia elétrica para funcionar?

 

      De onde vem a energia elétrica para fazer funcionar alguns objetos?


1ºano ( abril)

Realizar experiências com a luz

Reconhecer que  só vemos os objetos quando estão iluminados ou são luminosos.

     Questão -Problema
"Porque não vemos os objetos no escuro?"



 


1ºano ( maio)

Explorando...sementes

 Agrupar sementes segundo a cor e o tamanho.

· Compreender que a germinação de uma semente dá origem a uma nova planta.

Compreender a influência de alguns fatores do ambiente na germinação e no crescimento da planta.

                                     Questões -Problema

            "Como podemos agrupar sementes diversas?"




 

·     " O que é a germinação?"

 

     "Do que necessitam as plantas para germinar?"



 


 


 
1ºano ( junho)

Ciclo da água

-Reconhecer que a água circula pelos seres vivos e pelo meio físico.

-Reconhecer que a energia do sol promove a evaporação da água e que o vapor de água atinge camadas mais altas da atmosfera formando as nuvens.

-Reconhecer que a água retorna à superfície terrestre caindo na forma de chuva, neve ou granizo.


Questão -problema : " Porque chove?"







2ºano (outubro)            



Água/Vida

"Que futuro?"

Sensibilizar os alunos para a necessidade de não desperdiçar água.
Reconhecer que a água é um bem finito e que a sua falta é uma ameaça para a vida no planeta.
Identificar alguns fatores que contribuem para a sua diminuição.
Desenvolver pensamento crítico e criativo. 
Identificar algumas propriedades da água.
Mudanças de estado.


 




2ºano (novembro)

Flutuação (variável massa)


Reconhecer propriedades dos objetos (densidade).

Compreender quais os fatores que condicionam esse comportamento.

Questão- problema

 "Será que a massa (peso) influencia a flutuação?



2ºano (novembro/dezembro)

Reconhecer que existem formas de reciclar a água suja. 

Questão- problema

" Como podemos tornar a água suja numa água mais limpa?"

2ºano - janeiro 

Recuperar os componentes de  uma mistura

- Realizar experiências com água.

-  Verificar que é possível a partir de uma solução recuperar o soluto, ou seja, que a dissolução é um fenómeno reversível.

-  Reconhecer processos de separação dos componentes das misturas.

                                        Questão- problema
 "Após a mistura , podem recuperar-se os seus componentes?"
                               
                                  Mistura da água com sal
                               Mistura de água com terra

2ºano - fevereiro

Realizar experiências com ar

           ·Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).

  • Reconhecer a existência do ar.
  • Reconhece que o ar ocupa espaço.
 Questão- problema

        " Será que o ar existe e ocupa espaço?"





2ºano- março

Realizar experiências com ar

     ·         Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).

  • Reconhecer que o ar tem peso.
  • Reconhecer que o ar quente é mais leve do que o ar frio e que ocupa mais espaço.
                                        Questões- problema

Será que o ar te peso?"





                     "  O que acontece ao ar quando aquece? E quando arrefece?"

        
0 ar quente ocupa mais espaço e é mais leve do que o ar frio.

2ºano- abril

Propriedades dos objetos

   -Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades.

Identificar materiais de acordo com as suas propriedades: flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade






Questão-problema

                            Será que todos os materiais têm as mesmas propriedades?"

2ºano- maio

Explorando as sementes 
Germinação

·         Compreender que a germinação de uma semente dá origem a uma nova planta.

·         Distinguir as diferentes partes de uma planta.

·         Identificar as partes da semente de feijão.

·         Identificar alterações nas sementes depois de colocadas na água.


                    Questões - problema

·         “Como são constituídas as sementes?” 





     Observação do embrião no microscópio Easi- Scope




       “O que acontece às sementes depois de colocadas na água?”





2ºano- junho

Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE.

Atividades práticas





3ºano/4º ano

Água/Vida

"Que futuro?"

Sensibilizar os alunos para a necessidade de não desperdiçar água.
Reconhecer que a água é um bem finito e que a sua falta é uma ameaça para a vida no planeta.
Identificar problemas graves da sociedade que provocam a diminuição de água (desflorestação, impermeabilização dos solos, incêndios...).

3ºano - outubro

Flutuação (variável forma)

  • Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
  • Compreender o comportamento de objetos distintos em água e quais os fatores que condicionam esse comportamento (caixa de ar)

 Questão-problema

A forma dos objetos influencia a flutuação?



3º ano - novembro

Circuitos elétricos (Interruptores)

  • Demonstrar pensamento o científico (prevendo, planificando, experimentando…).
  • Prever e testar as previsões para acender ou apagar uma lâmpada intercalando um interruptor
  • Perceber que um interruptor interrompe a corrente num circuito.

Questão-problema

"Para que serve e como funciona um interruptor?"


3º ano - novembro

Circuitos elétricos (Circuitos em série e em paralelo)
  • Demonstrar pensamento o científico (prevendo, planificando, experimentando…).
  • Prever e testar as previsões para acender duas ou mais lâmpadas numa pilha
  • Identificar circuitos em série e em paralelo.

 Questão-problema:

“É possível ligar duas ou mais lâmpadas a uma pilha de modo que acendam todas? Se sim, como ligar duas ou mais lâmpadas a uma pilha de modo que todas acendam?”



3º ano - fevereiro

Tipos de solos

·   Recolher amostras de diferentes tipos de solos

·  Identificar algumas das suas caraterísticas (cor, cheiro, permeabilidade…).

·  Reconhecer a permeabilidade dos diferentes tipos de solos.

     Questão-problema:

Será que todos os solos se deixam atravessar pela água de igual forma?



3º ano - março 

Observar o comportamento dos materiais em presença de um íman (Atração, não atração e repulsão).

Magnetizar objetos metálicos (pregos, alfinetes…)


 Questões-problema:

 

“Os ímanes atraem todos os materiais?”

“Como criar um íman?”




3º ano - março 

Compreender que a existência de água no estado gasoso na atmosfera se relaciona, sobretudo, com a existência da água no estado líquido à superfície da Terra.

Interpretar o ciclo da água como uma sequência de fenómenos de evaporação, condensação (com queda na forma de chuva – no caso de água líquida, ou na forma de granizo – no caso de água sólida), infiltração (água nos solos), nova evaporação…

 

  Questões-problema:

Como simular o ciclo da água?


3ºano/4º ano Abril

Os materiais e os estados da matéria

Identificar o estado físico em que as amostras de materiais se encontram à temperatura ambiente (e à pressão local);

Distinguir materiais líquidos de materiais sólidos;

Reconhecer que o estado físico de algumas substâncias se pode alterar por mudança da sua temperatura;

Compreender que um material (em particular, a água) se pode apresentar em estados físicos diferentes (sólido, líquido e gasoso), que podem ser convertíveis uns nos outros através de alterações nas condições (em especial, a temperatura);

 Questão-problema:

Como distinguir os sólidos dos líquidos?


3º ano - maio 

Germinação

Compreender que a germinação de uma semente dá origem a uma nova planta.

Compreender a influência de alguns fatores do ambiente na germinação e no crescimento da planta.

Processos de reprodução das plantas (sementes, estaca…).

Compreender que a água absorvida pela raiz é libertada para atmosfera através da transpiração.

Questões - problema:

"Qual o efeito da luminosidade na germinação das sementes de feijão?"

"O que acontece à água absorvida pelas raízes?"

3º ano - junho

Luz

Compreender que a luz não atravessa todos os materiais

Compreender que aluz se propaga em linha reta.

Observar e compreender a decomposição da luz.

Questões - problema:

 Será que todos os objetos se deixam atravessar pela luz?

Como se propaga a luz?

De que cor é a luz? 


4º ano - outubro

Ossos

Reconhecer a existência dos ossos e a suas funções (suporte, proteção...).

Reconhecer que os ossos são constituídos por sais minerais principalmente cálcio. 

Questão-problema

Porque é que os ossos são duros?

O que acontece aos ossos quando expostos ao calor intenso (fogo)?



4º ano - novembro

 Células

Abordar o conceito de célula, o seu tamanho e a sua existência em diferentes formas.

Questão-problema: 

  Porque é que os órgãos são tão diferentes?


4º ano - novembro

Flutuação (flutuação em diferentes líquidos)

  • Verificar a diversidade de comportamentos de materiais distintos na formação de soluções (estado líquido).  



Questão-problema: 

"O tipo de líquido (solvente) influencia a flutuação?"




4º ano - fevereiro

Espelhos planos

·    Explorar a formação de imagens de espelhos planos em diferentes ângulos.

·    Construir artefactos óticos (caleidoscópio) e compreender o seu funcionamento.


Questão-problema:

  Quantas imagens de um objeto se formam combinando 2 espelhos planos em posições distintas?



          4º ano - fevereiro

           Sombras

  Interpretar a formação de uma sombra.

  Identificar e explorar alguns dos fatores que influenciam a sombra de um objeto.

         Questão-problema:

O que acontece à sombra se variar a distância da fonte luminosa ao objeto?

 

  4º ano - março

Condutividade

Prever e testar as previsões quanto ao acender/não acender da lâmpada quando diferentes materiais/objetos, são intercalados num circuito elétrico.

Classificar materiais/objetos em condutores e não condutores de corrente elétrica.

Perceber que não só os sólidos são bons condutores de corrente elétrica.

Perceber que a intensidade da luz aumenta com a quantidade de sal na água.

  Questões-problema:

“Que materiais são condutores de corrente elétrica?”

“Será que só os sólidos são bons condutores de corrente elétrica?”

“Será que a quantidade de sal aumenta a intensidade da luz?





    4º ano - maio

   Vasos comunicantes

·            Constatar o princípio dos vasos comunicantes.

Perceber as utilidades dos vasos comunicantes.

   Questão-problema:

Como funcionam os vasos comunicantes?


4º ano - junho
Som

Reconhecer a transmissão de sons através dos sólidos, líquidos e gases.

Poluição sonora.

Questões-problema:

“Como se propaga o som?”

“Será que o meio tem influência na propagação do som?

“O que é a poluição sonora e quais os seus efeitos?” 





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