3º Período
1º ano (junho)
Construir um circuito elétrico simples.
Reconhecer que para existir uma corrente elétrica é necessário haver um circuito elétrico fechado.
Reconhecer que se houver uma interrupção num circuito
não há fluxo de corrente elétrica (o circuito está aberto).
"Como fazer acender uma lâmpada?"
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Realizar
experiências com água. Verificar que é possível a partir de uma solução recuperar o soluto, ou seja, que a dissolução é um fenómeno reversível. Reconhecer processos de separação dos componentes das misturas.
"É possível recuperar os componentes de uma mistura?" |
4º ano (junho)
Reconhecer a transmissão de sons através dos sólidos, líquidos e gases.
Questão-problema:
"Como se propaga o Som?"
1º ano (maio)
Reconhecer a existência da diversidade de sementes e distingui-las
em função das suas caraterísticas (cor, tamanho…).
Distinguir as diferentes partes de uma planta.
"Como se podem agrupar sementes diversas?"
2º ano (maio)
Compreender que a germinação de uma semente dá origem a uma nova planta.
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Realizar
experiências com sementes. Compreender que a germinação de uma
semente dá origem a uma nova planta. |
"Qual o efeito da luminosidade na germinação das sementes de feijão?"
1º ano (abril)
· Reconhecer que um determinado volume de água não se altera independentemente do recipiente onde se encontre
Perceber que a água toma a forma do recipiente
Questão-problema:
· "Será
que um dado volume de água se altera mudando de recipiente?"
2 2º ano (abril)
j Reconhecer que o ar tem peso
Reconhecer
que o ar quente é mais leve do que o ar frio
Questões-problema:
"Será que o ar tem peso?"
"O que acontece ao ar quando aquece? E quando arrefece?"
3º ano (abril)
Ímanes
· Observar o comportamento dos materiais em presença de um íman (Atração, não atração e repulsão).
· Magnetizar objetos metálicos (pregos, alfinetes…)
· Verificar se a atração dos ímanes atravessa qualquer material
4º ano (abril)
Os astros
· Constatar a forma da Terra através de fotografias, ilustrações…
· Observar e representar os aspetos da Lua nas diversas fases (observação num simulador).
· Observar num modelo o sistema solar.
Questão-problema: "Como simular as fases da lua?"
q
2º Período
1º ano (março)
Dissolução E@D
· Verificar
experimentalmente o efeito da água nas substâncias (dissolver).
Questão-problema:
· "Materiais
distintos dissolvem-se de igual forma na água?"
1ºA
1ºB
1 1ºC
3º ano (março)
Sombras
Ø Como se forma uma sombra?
Ø Quais os fatores que influenciam a sombra de um objeto?
Reconhecer que o tamanho das sombras varia com o tamanho do objeto, com a distância do objeto à fonte luminosa e com a posição da fonte luminosa em relação ao objeto.
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Fotos que os alunos enviaram, depois das aulas síncronas. Joana Sousa 3ºB
Benedita 3ºB Bianca - 3º C 4º ano (março) Sólidos e líquidos "Como distinguir sólidos de líquidos?" Reconhecer que à temperatura ambiente, os líquidos formam gotas e os sólidos não. Fotos que os alunos enviaram, depois das aulas síncronas. Gabriel Trinta- 4ºC João Pires - 4º A
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1º ano (janeiro/fevereiro)
Mistura de cores
· Compreender
que misturando duas cores diferentes podemos obter novas cores.
· Será que ao misturar duas cores diferentes, podemos obter uma nova cor?
Atendendo à situação que vivemos, nesta atividade, houve turmas que tiveram aulas presenciais e outras aulas síncronas. Assim, fica aqui o vídeo das aulas presenciais e as fotos que gentilmente os encarregados de educação enviaram depois das aulas síncronas. Obrigada.
Aula presencial
Fotos enviadas pelos encarregados de educação depois das aulas síncronas
3º ano (janeiro/fevereiro)
Permeabilidade dos Solos
"Será que todos os solos se deixam atravessar pela água, de igual forma?"
Foto enviada pela Joana Sousa - 3º B
4º ano ( janeiro/fevereiro)
Explorando a existência de oxigénio no ar
" Como apagar uma vela sem a soprar ou tocar?"
1º/2º/3º/4º anos (janeiro)
Sustentabilidade do ambiente
Após +/-
30 dias, terminamos as observações dos materiais que tínhamos enterrados. Chegamos
à conclusão que, neste período de tempo, o plástico, o tecido e a cerâmica, não
se decompuseram, a folha de árvore, o papel e casca de fruta decompuseram-se.
Ficam aqui os resultados das nossas pesquisas e as fotografias do
plástico que separamos no fim de semana.
Temos que nos esforçar para fazermos a separação do lixo,
principalmente do plástico, pois, como não se decompõe facilmente, está a provocar muitos
problemas ambientais.
A reciclagem é o processo de
transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo
produto igual ou sem relação com o anterior.
O material
que foi transformado é chamado de reciclado.
O aumento acelerado
da população e industrialização causou o aumento da produção de lixo.
A reciclagem contribui para a
diminuição da quantidade de lixo e dos impactos causados pelos resíduos no meio
ambiente, como a poluição do solo, água e ar, e reduz também a utilização de
matérias primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos
produtos.
Na reciclagem
do vidro o aproveitamento da matéria prima é de 100%, ou seja, para cada
tonelada de pedaços de vidro, obtém-se uma tonelada de vidro novo. Quanto ao
papel, a matéria prima mais utilizada no seu fabrico é a madeira. Quase todo o
tipo de papel pode ser reciclado e a reciclagem de cerca de 50kg de papel evita
o corte de uma árvore para a produção da mesma quantidade.
A matéria
prima usada no fabrico do plástico é a resina sintética derivada do petróleo. A
cada 100 toneladas de plástico reciclado economiza-se uma tonelada de petróleo.
Há ainda a
reciclagem de borracha (pneus), materiais especiais (baterias, pilhas) e
entulhos (restos de tijolo, cimento, azulejos).
A reciclagem
do lixo orgânico é realizada sobretudo nas zonas rurais para obterem adubo
orgânico como fertilizante para os terrenos agrícolas.
Os ecopontos servem para fazer a recolha seletiva
de lixo de várias naturezas. O ecoponto amarelo destina-se a embalagens de
plástico e metal, o ecoponto azul serve para depositar papel e cartão, o verde
é para o vidro e o vermelho para pilhas.
Devemos
sempre incentivar a reciclagem, mas isso não é suficiente, devemos também
reduzir o consumo, optando por matérias mais duradouros e reaproveitando ao
máximo um produto antes de o eliminar
1º Período
1º/2º/3º/4º anos (dezembro)
Sustentabilidade do ambiente
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Identificar alguns desequilíbrios ambientais provocados pelo homem Sensibilizar para a necessidade de fazer a separação do plástico. Reconhecer que o plástico abandonado é uma ameaça para a
vida no planeta. Identificar e participar em formas de promoção do ambiente. Desenvolver pensamento crítico e criativo "Será que todos os materiais se decompõem de igual forma?" |
1º ano (novembro)
Flutuação
Verificar o comportamento de objetos na água.
Será que todos os objetos flutuam?
2º ano (novembro)
Flutuação variável massa
Compreender o comportamento de objetos distintos em água (flutuam/não flutuam) variável massa.
Compreender o comportamento de objetos distintos em água e quais os fatores que condicionam esse comportamento (densidade
Realizar Experiências com a luz
· Compreender que a luz não
consegue atravessar todos os materiais
Reconhecer que a luz branca se decompõe em diferentes cores
Será que todos os objetos se deixam atravessar pela luz?
De que cor é a luz?
4º ano (novembro)
Sombra
Interpretar a formação da sombra
Identificar e explorar alguns dos fatores que influenciam a sombra de um objeto
Como se forma uma sombra? O que acontece à sombra se variar a distância da fonte luminosa ao objeto? |
1º ano (outubro)
Sabores
Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (sabor)
Será
que todos os alimentos têm o mesmo sabor?
2º ano (outubro)
Som
Produzir e identificar sons
Propagação do som
- Reconhecer que qualquer ser ou material produz sons.
- Reconhecer que o som se propaga mais rapidamente num meio sólido do que no gasoso.
- Perceber que quanto maior for a densidade do material, maior é a velocidade do som.
“Será que todos os materiais e seres produzem sons?”
“Como falar baixinho com alguém que está noutra sala?”
3ºano (outubro)
Aparelho respiratório
- Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais.
- Construção de um modelo para simulação dos movimentos respiratórios.
- Localizar órgãos em representações do corpo humano.
Questão- problema : "Como é que o ar entra e sai dos pulmões?"
4ºano (outubro)
Ossos
"O que acontece aos ossos quando expostos a uma fonte de calor (fogo)?"
Reconhecer que os ossos são constituídos por sais minerais, principalmente por cálcio e fósforo.

















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