Atividades Experimentais

 3º Período

1º ano (junho)

Construir um circuito elétrico simples. 

Reconhecer que para existir uma corrente elétrica é necessário haver um circuito elétrico fechado.

Reconhecer que se houver uma interrupção num circuito não há fluxo de corrente elétrica (o circuito está aberto).

  Questão-problema:

                          "Como fazer acender uma lâmpada?"



 e 3º anos (junho)

  Realizar experiências com água.

  Verificar que é possível a partir de uma solução recuperar o soluto, ou seja,

que a dissolução é um fenómeno reversível.

 Reconhecer processos de separação dos componentes das misturas.

     

      Questão-problema:

"É possível recuperar os componentes de uma mistura?" 



4º ano (junho)

Reconhecer a transmissão de sons através dos sólidos, líquidos e gases.

                Questão-problema:

            "Como se propaga o Som?"

 


1º ano (maio)

Reconhecer a existência da diversidade de sementes e distingui-las em função das suas caraterísticas (cor, tamanho…).

Distinguir as diferentes partes de uma planta.

                               Questão-problema:

                "Como se podem agrupar sementes diversas?"



2º ano (maio)

 Compreender que a germinação de uma semente dá origem a uma nova planta.

Distinguir as diferentes partes de uma planta

                               Questão-problema:

                    "Como são constituídas as sementes?"



3º ano (maio)

           Realizar experiências com sementes.

    Compreender que a germinação de uma semente dá origem a uma nova planta.

Compreender a influência de alguns fatores do ambiente na germinação e no crescimento da planta.

 Questões-problema:

"Como são constituídas as sementes?"

"Qual o efeito da luminosidade na germinação das sementes  de feijão?"



4º ano (maio)

Realizar experiências com água – vasos comunicantes

Questão-problema:

" Como funcionam os vasos comunicantes?"



1º ano (abril)

·             Reconhecer que um determinado volume de água não se altera independentemente do recipiente onde se encontre

 Perceber que a água toma a forma do recipiente

  Questão-problema:

·       "Será que um dado volume de água se altera mudando de recipiente?"



2     2º ano (abril)

j        Reconhecer que o ar tem peso

Reconhecer que o ar quente é mais leve do que o ar frio

                               Questões-problema:

                        "Será que o ar tem peso?"

"O que acontece ao ar quando aquece? E quando arrefece?"


   3º ano (abril)

  Ímanes

·          Observar o comportamento dos materiais em presença de um íman (Atração, não atração e repulsão).

·        Magnetizar objetos metálicos (pregos, alfinetes…)

·        Verificar se a atração dos ímanes atravessa qualquer material

Questões-problema:·      “Os ímanes atraem todos os materiais?”

                                 ·      “A atração dos ímanes pode atravessar diferentes materiais?”



4º ano (abril) 

Os astros        

·         Constatar a forma da Terra através de fotografias, ilustrações…

·   Observar e representar os aspetos da Lua nas diversas fases (observação num simulador).

·     Observar num modelo o sistema solar. 

Questão-problema: "Como simular as fases da lua?"



q

2º Período

1º ano (março)

Dissolução E@D

·       Verificar experimentalmente o efeito da água nas substâncias (dissolver).

Questão-problema:

·       "Materiais distintos dissolvem-se de igual forma na água?"

        1ºA



        1ºB



Vídeo enviado pela aluna Leonor Dias 1ºB


1      1ºC


3º ano (março)

 Sombras 

Ø   Como se forma uma sombra?

Ø Quais os fatores que influenciam a sombra de um objeto?

      Reconhecer que o tamanho das sombras varia com o tamanho do objeto, com a distância do objeto à fonte luminosa e com a posição da fonte luminosa em relação ao objeto.


Fotos que os alunos enviaram, depois das aulas síncronas.

Joana Sousa 3ºB






 
Benedita 3ºB





Bianca - 3º C

Salvador - 3ºC 

Laura - 3ºC



4º ano (março)

Sólidos e líquidos
"Como distinguir sólidos de líquidos?"

Reconhecer que à temperatura ambiente, os líquidos formam gotas e os sólidos não.

Fotos que os alunos enviaram, depois das aulas síncronas.

                                         Gabriel Trinta- 4ºC
David Figueiredo - 4º C



          João Pires - 4º A           

Guilherme- 4º A


Alexandre Branco- 4º D


1º ano (janeiro/fevereiro)

Mistura de cores

·       Compreender que misturando duas cores diferentes podemos obter novas cores.

·       Será que ao misturar duas cores diferentes, podemos obter uma nova cor? 

    Atendendo à situação que vivemos, nesta atividade, houve turmas que  tiveram aulas presenciais e outras aulas síncronas. Assim, fica aqui o vídeo das aulas presenciais e as fotos que gentilmente os encarregados de educação enviaram depois das aulas síncronas. Obrigada.

                            Aula presencial 

Fotos enviadas pelos encarregados de educação depois das aulas síncronas










3º ano (janeiro/fevereiro)

Permeabilidade dos Solos

 "Será que todos os solos se deixam atravessar pela água, de igual forma?"


Foto enviada pela Joana Sousa - 3º B

Desenhos enviados pelos alunos do 3ºC depois da aula síncrona




4º ano ( janeiro/fevereiro)

Explorando a existência de oxigénio no ar

" Como apagar uma vela sem a soprar ou tocar?"



1º/2º/3º/4º anos (janeiro)

Sustentabilidade do ambiente

Após +/- 30 dias, terminamos as observações dos materiais que tínhamos enterrados. Chegamos à conclusão que, neste período de tempo, o plástico, o tecido e a cerâmica, não se decompuseram, a folha de árvore, o papel e casca de fruta decompuseram-se.

Ficam aqui os resultados das nossas pesquisas e as fotografias do plástico que separamos no fim de semana. 

Temos que nos esforçar para fazermos a separação do lixo, principalmente do plástico, pois, como não se decompõe facilmente, está a provocar muitos problemas ambientais.





                    
Reciclar Reduzir Reutilizar - trabalho realizado pela Margarida e Mafalda Ramos, do 3º D, com ajuda dos pais. 

                                        



                                        



Trabalho realizado pela Bruna Claro 
do 3º D, sobre a Reciclagem.
Gonçalo e Inês  3º D
Gonçalo e Inês  3º D



Lindos objetos feitos pela Inês e pelo Gonçalo do 3º D







Iris  Alves 4ºC


                                         A reciclagem e a sua importância

 

A reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou sem relação com o anterior.

            O material que foi transformado é chamado de reciclado.

            O aumento acelerado da população e industrialização causou o aumento da produção de lixo.

A reciclagem contribui para a diminuição da quantidade de lixo e dos impactos causados pelos resíduos no meio ambiente, como a poluição do solo, água e ar, e reduz também a utilização de matérias primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos produtos.

            Na reciclagem do vidro o aproveitamento da matéria prima é de 100%, ou seja, para cada tonelada de pedaços de vidro, obtém-se uma tonelada de vidro novo. Quanto ao papel, a matéria prima mais utilizada no seu fabrico é a madeira. Quase todo o tipo de papel pode ser reciclado e a reciclagem de cerca de 50kg de papel evita o corte de uma árvore para a produção da mesma quantidade.

            A matéria prima usada no fabrico do plástico é a resina sintética derivada do petróleo. A cada 100 toneladas de plástico reciclado economiza-se uma tonelada de petróleo.

            Há ainda a reciclagem de borracha (pneus), materiais especiais (baterias, pilhas) e entulhos (restos de tijolo, cimento, azulejos).

            A reciclagem do lixo orgânico é realizada sobretudo nas zonas rurais para obterem adubo orgânico como fertilizante para os terrenos agrícolas.

             Os ecopontos servem para fazer a recolha seletiva de lixo de várias naturezas. O ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico e metal, o ecoponto azul serve para depositar papel e cartão, o verde é para o vidro e o vermelho para pilhas.

            Devemos sempre incentivar a reciclagem, mas isso não é suficiente, devemos também reduzir o consumo, optando por matérias mais duradouros e reaproveitando ao máximo um produto antes de o eliminar


Trabalho realizado por Gabriel Silva Trinta 4º C







                                                               Texto coletivo do 4ºA
Eva Gonzaga 3ºD

 Rita Feijó 3º D



1º Período

1º/2º/3º/4º anos (dezembro)

Sustentabilidade do ambiente

    Identificar alguns desequilíbrios ambientais provocados pelo homem  

  Sensibilizar para a necessidade de fazer a separação do plástico.

  Reconhecer que o plástico abandonado é uma ameaça para a vida no planeta.

   Identificar e participar em formas de promoção do ambiente.

   Desenvolver pensamento crítico e criativo

     "Será que todos os materiais se decompõem de igual forma?"



















1º ano (novembro)

Flutuação

Verificar o comportamento de objetos na água. 

Será que todos os objetos flutuam?






2º ano (novembro)

Flutuação variável massa

Compreender o comportamento de objetos distintos em água (flutuam/não flutuam) variável massa.

Compreender o comportamento de objetos distintos em água e quais os fatores que condicionam esse comportamento (densidade


3ºano (novembro)

Realizar Experiências com a luz

·       Compreender que a luz não consegue atravessar todos os materiais

Reconhecer que a luz branca se decompõe em diferentes cores




      Será que todos os objetos se deixam atravessar pela luz?

 

De que cor é a luz?





4º ano (novembro)

Sombra

 Interpretar a formação da sombra

Identificar e explorar alguns dos fatores que influenciam a sombra de um objeto


    Como se forma uma sombra?

    O que acontece à sombra se variar a distância da fonte luminosa ao objeto?







1º ano (outubro)

Sabores

  Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (sabor)





        Será que todos os alimentos têm o mesmo sabor?

















2º ano (outubro)

Som 

Produzir e identificar sons

Propagação do som


Reconhecer que qualquer ser ou material produz sons.

- Reconhecer que o som se propaga mais rapidamente num meio sólido do que no gasoso.

- Perceber que quanto maior for a densidade do material, maior é a velocidade do som.

Questões-problema

“Será que todos os materiais e seres produzem sons?”

“Como falar baixinho com alguém que está noutra sala?”






3ºano (outubro)

Aparelho respiratório    




  •  Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais.
  •   Construção de um modelo para simulação dos movimentos respiratórios.
  • Localizar órgãos em representações do corpo humano.

Questão- problema : "Como é que o ar entra e sai dos pulmões?"












4ºano (outubro)

Ossos 



Questões- problema: "Porque é que os ossos são duros?"

"O que acontece aos ossos quando expostos a uma fonte de calor (fogo)?"


Reconhecer que os ossos são constituídos por sais minerais, principalmente por cálcio e fósforo.










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