3º Período
1º ano (junho)
Construir um circuito elétrico simples.
Reconhecer que para existir uma corrente elétrica é necessário haver um circuito elétrico fechado.
Reconhecer que se houver uma interrupção num circuito
não há fluxo de corrente elétrica (o circuito está aberto).
"Como fazer acender uma lâmpada?"
Realizar
experiências com água. Verificar que é possível a partir de uma solução recuperar o soluto, ou seja, que a dissolução é um fenómeno reversível. Reconhecer processos de separação dos componentes das misturas.
"É possível recuperar os componentes de uma mistura?" |
4º ano (junho)
Reconhecer a transmissão de sons através dos sólidos, líquidos e gases.
Questão-problema:
"Como se propaga o Som?"
1º ano (maio)
Reconhecer a existência da diversidade de sementes e distingui-las
em função das suas caraterísticas (cor, tamanho…).
Distinguir as diferentes partes de uma planta.
"Como se podem agrupar sementes diversas?"
2º ano (maio)
Compreender que a germinação de uma semente dá origem a uma nova planta.
Realizar
experiências com sementes. Compreender que a germinação de uma
semente dá origem a uma nova planta. |
"Qual o efeito da luminosidade na germinação das sementes de feijão?"
1º ano (abril)
· Reconhecer que um determinado volume de água não se altera independentemente do recipiente onde se encontre
Perceber que a água toma a forma do recipiente
Questão-problema:
· "Será
que um dado volume de água se altera mudando de recipiente?"
2 2º ano (abril)
j Reconhecer que o ar tem peso
Reconhecer
que o ar quente é mais leve do que o ar frio
Questões-problema:
"Será que o ar tem peso?"
"O que acontece ao ar quando aquece? E quando arrefece?"
3º ano (abril)
Ímanes
· Observar o comportamento dos materiais em presença de um íman (Atração, não atração e repulsão).
· Magnetizar objetos metálicos (pregos, alfinetes…)
· Verificar se a atração dos ímanes atravessa qualquer material
4º ano (abril)
Os astros
· Constatar a forma da Terra através de fotografias, ilustrações…
· Observar e representar os aspetos da Lua nas diversas fases (observação num simulador).
· Observar num modelo o sistema solar.
Questão-problema: "Como simular as fases da lua?"
q
2º Período
1º ano (março)
Dissolução E@D
· Verificar
experimentalmente o efeito da água nas substâncias (dissolver).
Questão-problema:
· "Materiais
distintos dissolvem-se de igual forma na água?"
1ºA
1ºB
1 1ºC
3º ano (março)
Sombras
Ø Como se forma uma sombra?
Ø Quais os fatores que influenciam a sombra de um objeto?
Reconhecer que o tamanho das sombras varia com o tamanho do objeto, com a distância do objeto à fonte luminosa e com a posição da fonte luminosa em relação ao objeto.
Fotos que os alunos enviaram, depois das aulas síncronas. Joana Sousa 3ºB
Benedita 3ºB Bianca - 3º C 4º ano (março) Sólidos e líquidos "Como distinguir sólidos de líquidos?" Reconhecer que à temperatura ambiente, os líquidos formam gotas e os sólidos não. Fotos que os alunos enviaram, depois das aulas síncronas. Gabriel Trinta- 4ºC João Pires - 4º A
|
1º ano (janeiro/fevereiro)
Mistura de cores
· Compreender
que misturando duas cores diferentes podemos obter novas cores.
· Será que ao misturar duas cores diferentes, podemos obter uma nova cor?
Atendendo à situação que vivemos, nesta atividade, houve turmas que tiveram aulas presenciais e outras aulas síncronas. Assim, fica aqui o vídeo das aulas presenciais e as fotos que gentilmente os encarregados de educação enviaram depois das aulas síncronas. Obrigada.
Aula presencial
Fotos enviadas pelos encarregados de educação depois das aulas síncronas
3º ano (janeiro/fevereiro)
Permeabilidade dos Solos
"Será que todos os solos se deixam atravessar pela água, de igual forma?"
Foto enviada pela Joana Sousa - 3º B
4º ano ( janeiro/fevereiro)
Explorando a existência de oxigénio no ar
" Como apagar uma vela sem a soprar ou tocar?"
1º/2º/3º/4º anos (janeiro)
Sustentabilidade do ambiente
Após +/-
30 dias, terminamos as observações dos materiais que tínhamos enterrados. Chegamos
à conclusão que, neste período de tempo, o plástico, o tecido e a cerâmica, não
se decompuseram, a folha de árvore, o papel e casca de fruta decompuseram-se.
Ficam aqui os resultados das nossas pesquisas e as fotografias do
plástico que separamos no fim de semana.
Temos que nos esforçar para fazermos a separação do lixo,
principalmente do plástico, pois, como não se decompõe facilmente, está a provocar muitos
problemas ambientais.
A reciclagem é o processo de
transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo
produto igual ou sem relação com o anterior.
O material
que foi transformado é chamado de reciclado.
O aumento acelerado
da população e industrialização causou o aumento da produção de lixo.
A reciclagem contribui para a
diminuição da quantidade de lixo e dos impactos causados pelos resíduos no meio
ambiente, como a poluição do solo, água e ar, e reduz também a utilização de
matérias primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos
produtos.
Na reciclagem
do vidro o aproveitamento da matéria prima é de 100%, ou seja, para cada
tonelada de pedaços de vidro, obtém-se uma tonelada de vidro novo. Quanto ao
papel, a matéria prima mais utilizada no seu fabrico é a madeira. Quase todo o
tipo de papel pode ser reciclado e a reciclagem de cerca de 50kg de papel evita
o corte de uma árvore para a produção da mesma quantidade.
A matéria
prima usada no fabrico do plástico é a resina sintética derivada do petróleo. A
cada 100 toneladas de plástico reciclado economiza-se uma tonelada de petróleo.
Há ainda a
reciclagem de borracha (pneus), materiais especiais (baterias, pilhas) e
entulhos (restos de tijolo, cimento, azulejos).
A reciclagem
do lixo orgânico é realizada sobretudo nas zonas rurais para obterem adubo
orgânico como fertilizante para os terrenos agrícolas.
Os ecopontos servem para fazer a recolha seletiva
de lixo de várias naturezas. O ecoponto amarelo destina-se a embalagens de
plástico e metal, o ecoponto azul serve para depositar papel e cartão, o verde
é para o vidro e o vermelho para pilhas.
Devemos
sempre incentivar a reciclagem, mas isso não é suficiente, devemos também
reduzir o consumo, optando por matérias mais duradouros e reaproveitando ao
máximo um produto antes de o eliminar
1º Período
1º/2º/3º/4º anos (dezembro)
Sustentabilidade do ambiente
Identificar alguns desequilíbrios ambientais provocados pelo homem Sensibilizar para a necessidade de fazer a separação do plástico. Reconhecer que o plástico abandonado é uma ameaça para a
vida no planeta. Identificar e participar em formas de promoção do ambiente. Desenvolver pensamento crítico e criativo "Será que todos os materiais se decompõem de igual forma?" |
1º ano (novembro)
Flutuação
Verificar o comportamento de objetos na água.
Será que todos os objetos flutuam?
2º ano (novembro)
Flutuação variável massa
Compreender o comportamento de objetos distintos em água (flutuam/não flutuam) variável massa.
Compreender o comportamento de objetos distintos em água e quais os fatores que condicionam esse comportamento (densidade
Realizar Experiências com a luz
· Compreender que a luz não
consegue atravessar todos os materiais
Reconhecer que a luz branca se decompõe em diferentes cores
Será que todos os objetos se deixam atravessar pela luz?
De que cor é a luz?
4º ano (novembro)
Sombra
Interpretar a formação da sombra
Identificar e explorar alguns dos fatores que influenciam a sombra de um objeto
Como se forma uma sombra? O que acontece à sombra se variar a distância da fonte luminosa ao objeto? |
1º ano (outubro)
Sabores
Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (sabor)
Será
que todos os alimentos têm o mesmo sabor?
2º ano (outubro)
Som
Produzir e identificar sons
Propagação do som
- Reconhecer que qualquer ser ou material produz sons.
- Reconhecer que o som se propaga mais rapidamente num meio sólido do que no gasoso.
- Perceber que quanto maior for a densidade do material, maior é a velocidade do som.
“Será que todos os materiais e seres produzem sons?”
“Como falar baixinho com alguém que está noutra sala?”
3ºano (outubro)
Aparelho respiratório
- Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais.
- Construção de um modelo para simulação dos movimentos respiratórios.
- Localizar órgãos em representações do corpo humano.
Questão- problema : "Como é que o ar entra e sai dos pulmões?"
4ºano (outubro)
Ossos
"O que acontece aos ossos quando expostos a uma fonte de calor (fogo)?"
Reconhecer que os ossos são constituídos por sais minerais, principalmente por cálcio e fósforo.
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