1ºano (maio/junho)
Fontes de energia
circuitos elétricos
Identificar objetos que
necessitam de energia elétrica para funcionar.
Reconhecer a origem da energia
elétrica.
Construir circuitos elétricos simples alimentados por pilhas.
Questões- problema:
Que objetos usam
energia elétrica para funcionar?
De onde vem a energia elétrica para fazer funcionar
alguns objetos?
Como fazer acender uma lâmpada?
2ºano (maio/junho)
Propriedades dos materiais
Comparar
materiais segundo algumas das suas propriedades.
Identificar
materiais de acordo com as suas propriedades: flexibilidade, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade.
Questão- problema:
Será que todos os materiais têm as mesmas propriedades?
3º ano (maio/junho)
Diferentes tipos de solo
Recolher amostras de diferentes tipos de solo
Identificar algumas das suas caraterísticas (cor, cheiro, permeabilidade...)
Observar diferentes tipos de rochas e identificar algumas das suas caraterística(cor, textura, dureza).
Reconhecer algumas utilidades das rochas
Questão- problema:
Será que todos os solos se deixam atravessar pela água de igual forma?
4º ano (maio/junho)
Propagação do Som
·
Reconhecer que o som se propaga através de ondas sonoras.
Reconhecer a transmissão de sons através dos sólidos,
líquidos e gases.
Caracterizar poluição sonora.
Identificar hábitos e ambientes auditivos saudáveis.
Reconhecer o impacto da poluição sonora na saúde dos seres
vivos. Questões-problema: "Como se propaga o som?" " Será que o meio influência a propagação do som?" " O que é poluição sonora e quais são os seus efeitos?"
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1ºano (abril/maio)
Sementes
Germinação
Realizar experiências com
plantas.
Agrupar sementes segundo a cor e
o tamanho.
Compreender que a germinação de
uma semente dá origem a uma nova planta.
Compreender a influência de alguns fatores do ambiente
na germinação e no crescimento da planta
Questões-problema: "Como agrupar sementes diversas?"
"O que é a germinação?"
" De que necessitam as plantas para germinar?"
2ºano (abril/maio)
Sementes e germinação
Compreender que a germinação de uma semente dá
origem a uma nova planta.
Distinguir as diferentes partes de uma semente.
Perceber o comportamento das sementes quando colocadas em água.
Questões- problema:
Como são constituídas as sementes?
Como se
comportam as sementes diversas quando colocadas em água?
3º ano (abril/maio)
Sementes e germinação
Compreender
que a germinação de uma semente dá origem a uma nova planta.
Compreender a influência de alguns fatores do ambiente na
germinação e no crescimento da planta.
Compreender
que a água absorvida pela raiz é libertada para atmosfera pela transpiração.
Questões- problema:
Qual o efeito da luminosidade na germinação das sementes de feijão?
O que acontece à água absorvida pelas plantas?
4º ano (abril/maio)
Vasos comunicantes
Constatar o princípio
dos vasos comunicantes.
Questões-problema: "Como funcionam os vasos comunicantes?"
"Como aumentar o tamanho de um repuxo?"
1ºano (março)
Forma e Volume
Prever, experimentar e observar o que acontece ao
volume e à forma da água contida num recipiente quando esta é transferida para
outro.
Reconhecer que a água adota a forma do
recipiente onde está contida, sem alterar o seu volume.
Reconhecer que volumes diferentes produzem sons diferentes.
Questões-problema:
“Será que um dado volume de água se altera se mudar
de recipiente?”
“Será que diferentes volumes de água, permite
produzir diferentes sons?”
2ºano (março)
Comportamento dos materiais em contacto com a água
Verificar que é possível a partir de uma solução recuperar o soluto, ou seja, que a dissolução é um fenómeno reversível.
Reconhecer processos de separação dos componentes das misturas.
Questão- problema:
Após a mistura, podem recuperar-se os seus componentes?
3º ano (março)
Verificar o comportamento de objetos na água (flutuação variável forma)
Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
Compreender o comportamento de objetos distintos em água (flutuam/não, flutuam) variável forma.
Compreender o comportamento de objetos distintos em água e quais os fatores que condicionam esse comportamento (caixa de ar)
Questão-problema:
Como fazer flutuar uma barra de plasticina?
4º ano (março)
Bons e maus condutores da corrente elétrica
·
Prever e testar as previsões quanto ao acender/não acender
da lâmpada quando diferentes materiais/objetos, são intercalados num circuito
elétrico. Classificar materiais/objetos em condutores e não condutores de corrente elétrica. Questões-problema:
·
“Que materiais são condutores de corrente elétrica?”
·
Só materiais sólidos são bons condutores de corrente
elétrica?”
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1ºano (fevereiro)
Solubilidade
Reconhecer que a solubilidade é uma propriedade de
alguns materiais através da realização da atividade “dissolve ou não dissolve”.
Identificar
as propriedades de diferentes materiais, agrupando-os de acordo com as suas
características e relacionando-os com as suas aplicações.
Questões-problema: “Materiais
diferentes dissolvem-se do mesmo modo em água?”
· “Qual o efeito
da água nos materiais?”
2ºano (fevereiro)
Propriedades do ar
Reconhecer a existência do ar
Reconhecer que o ar ocupa espaço
Reconhecer que o ar tem peso
Reconhecer que o ar quente é mais
leve do que o ar frio. O ar quente sobe.
Questões- problema:
Será que o ar ocupa espaço?
Será que o ar te peso?
O que acontece ao ar quando aquece? E
quando arrefece?
3º ano (fevereiro)
Comportamento dos objetos em presença de um íman
Observar o comportamento dos materiais em presença de
um íman (Atração, não atração e repulsão).
Verificar se a atração dos ímanes atravessa qualquer
material.
Magnetizar objetos metálicos (pregos, alfinetes…)
Questões-problema:
“Os ímanes atraem todos os materiais?”
“A atração dos ímanes pode atravessar diferentes materiais?”
“Como criar um íman?”
4º ano (fevereiro)
Ciclo da água
Ebulição
•Compreender que a existência de água no estado gasoso na atmosfera se relaciona, sobretudo, com a existência da água no estado líquido à superfície da Terra.
•Compreender os três estados físicos da água e a sua passagem por aquecimento/arrefecimento.
• Interpretar o ciclo da água como uma sequência de fenómenos de evaporação, condensação (com queda na forma de chuva – no caso de água líquida, ou na forma de granizo – no caso de água sólida), infiltração (água nos solos), nova evaporação...
• Identificar o ponto de ebulição de um líquido.
Questões- problema:•"Como simular o ciclo da água? " "Determinar o ponto de ebulição de um líquido."
Pré-Escolar (janeiro)
As sombras
Observar, experimentar e
verificar as características da sombra dos objetos, quando alterada a sua
posição em relação a uma fonte de luz.
Questão-problema: As sombras crescem?
Explorando a luz
Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e
experimentando…).
Reconhecer
que só vemos os objetos luminosos (com luz própria), ou quando estão iluminados.
Compreender que a luz se propaga em linha reta.
Questões-problema: "Porque não vemos os objetos no escuro"
"Como se propaga a luz?"
3º ano (janeiro)
Explorando a luz
Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
Compreender
que aluz se propaga em linha reta.
Observar
e compreender a decomposição da luz.
Questões-problema: "Como se propaga a aluz?"
"De que cor é a luz?
4º ano (janeiro)
Realizar
experiências com ar
· Reconhecer, através de experiências, a
existência do oxigénio no ar (combustões). Reconhecer que a pressão atmosférica é a força
que o ar exerce sobre a superfície dos objetos e podemos sentir a sua força. Questões-problema- " Como apagar uma vela sem lhe tocar ou soprar?" "Podemos sentir a força da pressão atmosférica?
P
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Pré-Escolar (dezembro)
O ambiente chama por ti
Promover um processo de consciencialização ambiental de promoção de valores, mudança de atitudes face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente. Promover o trabalho colaborativo e cooperativo.
Observar e identificar as alterações na flora do espaço exterior da escola (sons e cores).
Questão-problema: Quais as cores e sons da Natureza nesta época do ano?
1ºano (dezembro)
"O ambiente chama por ti"
Promover um processo de consciencialização ambiental de
promoção de valores, mudança de atitudes face ao ambiente, de forma a preparar os
alunos para o exercício de uma cidadania consciente.
Promover o trabalho colaborativo e cooperativo.
Identificar as cores da Natureza no outono.
Reconhecer os sons do ambiente.
Reconhecer como se forma a sombra e que se altera ao longo do dia.
Questões -problema – “Quais são as cores e os sons da Natureza nesta época do ano?”
" Como se forma a sombra e qual o seu comportamento ao longo do dia?"
2ºano (dezembro)
O ambiente chama por ti
Promover um processo de consciencialização ambiental de
promoção de valores, de mudança de atitudes face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente.
Promover o trabalho colaborativo e cooperativo.
Reconhecer a utilidade das flores.
Questão-problema: "Como podemos fazer um perfume ambientador?"
3º/4º anos (dezembro)
Promover um processo de consciencialização ambiental de promoção de valores, mudança de atitudes face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente
Promover o trabalho colaborativo e cooperativo.
Reconhecer a importância das plantas na infiltração da água no solo.
Perceber que a direção de incidência da fonte luminosa, influencia o tipo e a direção da sombra.
1ºano (novembro)
Flutuação
Demonstrar pensamento científico, prevendo, planificando e experimentando...
Compreender o comportamento de objetos distintos em água (flutua, não flutua).
Reconhecer a carga máxima de um objeto flutuante.
Questões-problema: "Flutua ou afunda?"
"Qual
a carga máxima de um objeto flutuante?"
2ºano (novembro)
Flutuação (variável massa)
Demonstrar pensamento científico, prevendo, planificando e experimentando...
Compreender o comportamento de objetos distintos em água (flutua, não flutua), e quais os fatores que condicionam esse comportamento (densidade).
Questão-problema: "A massa (peso) influencia a flutuação?"
3º ano (novembro)
O nosso corpo
Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais.
Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
Questão-problema :" Como é que o ar entra e sai dos pulmões?"
Questão-problema : "O que acontece aos pulmões quando fumamos?"
4º ano (novembro)
Espelhos
Identificar características da imagem de um objeto refletida num espelho plano, côncavo, convexo e cilíndrico.
Verificar a relação entre o número de imagem de um objeto em dois espelhos planos associados de forma diferente.
Questões-problema: "Será que a imagem de um objeto é igual em qualquer
tipo de espelho?"
"Quantas imagens de um objeto se formam combinando 2 espelhos planos em posições distintas?"
"Será que a imagem de um objeto é igual em qualquer tipo de espelho?"
"Quantas imagens de um objeto se formam combinando 2 espelhos planos em posições distintas? Como funciona um caleidoscópio?
Pré-Escolar (outubro)
Flutuação
Prever,
experimentar e observar o comportamento (flutuação/não flutuação) de diferentes
objetos na água.
Verificar e concluir que um objeto flutua na água quando não vai
ao fundo.
Questão-problema: Qual será o comportamento de diferentes objetos na
água (flutua ou não flutua)?
1ºano (outubro)
Os Sabores
Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (sabor).
Desenvolver a curiosidade infantil.
Questão-problema : "Será que todos os alimentos têm o mesmo sabor?"
2ºano (outubro)
Som (produção identificação e propagação)
Reconhecer que qualquer ser ou material produz sons.
Reconhecer que o som se propaga mais rapidamente quanto maior for a densidade do material.
Questão-problema : "Será que todos os materiais e seres produzem som?"
Questão-problema : "Como falar baixinho com alguém que está noutra sala?"
3º ano (outubro)
Circuitos elétricos
Demonstrar pensamento o científico (prevendo,
planificando, experimentando…).
Prever e testar as previsões para acender duas ou mais
lâmpadas numa pilha
Identificar circuitos em série e em paralelo.
Questão-problema : “É possível ligar duas ou mais
lâmpadas a uma pilha de modo que acendam todas? Se sim, como ligar duas ou mais
lâmpadas a uma pilha de modo que todas acendam?”
4º ano (outubro)
Ossos/Células
Reconhecer a função dos ossos (suporte e proteção).
Abordar o conceito de
célula, o seu tamanho e a sua existência em diferentes formas.
Observação ao microscópio de várias preparações
de células definitivas (sangue e neurónios).
Questões-problema :"Porque é que os ossos são duros?"
" O que acontece aos ossos quando expostos ao calor intenso (fogo)?"
" Porque é que os órgãos são tão diferentes?"
1º/2º/3º/4º anos (setembro)
"O ambiente chama por ti"
Promover um
processo de consciencialização ambiental de promoção de valores, mudança de
atitudes face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de
uma cidadania consciente.
Promover o trabalho colaborativo e cooperativo.
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