Experiências 2.º Período

Pré Escolar

Explorando as sombras (janeiro)

Observar, experimentar e verificar as características da sombra dos objetos, quando alterada a sua posição em relação a uma fonte de luz.
Questão-problema - As sombras crescem?

Os ímanes (fevereiro)

Explorar amostras de materiais diversos, de modo a verificar o comportamento distinto (atração/não atração) destes perante um íman. Observar as ações entre ímanes (atração/ repulsão) consoante a orientação dos seus polos.
Questão-problema - Seremos todos atraídos?



Circuitos elétricos (março)


Explorar amostras de material elétrico simples e diverso, de modo a fazer acender uma lâmpada.
Observar as ações necessárias para construir um circuito elétrico simples alimentado por pilhas.
Questão-problema - Como fazer acender uma lâmpada?


O carro "teste" funcionou em Cimo de Vila!!




1º ano

Circuitos elétricos (fevereiro)


       Construir um circuito elétrico simples
       Reconhecer que para existir uma corrente elétrica é necessário haver um circuito elétrico fechado.
        Reconhecer que se houver uma interrupção num circuito não há fluxo de corrente elétrica (o circuito está aberto). 

     Questão-problema - "Como fazer acender uma lâmpada?"








Flutuação (fevereiro)

 Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).

  Reconhecer materiais que flutuam e não flutuam (flutuação).

Questão-problema - "O que acontecerá se se colocar no recipiente com água diferentes objetos, flutuam ou afundam? 






Dissolução (janeiro)

Verificar experimentalmente o efeito da água nas substâncias (dissolver).

Questão-problema - "Todos os materiais se dissolvem em água?"




Materiais moldáveis e não moldáveis (janeiro)
Verificar o efeito da água nas substâncias (molhar, tornar moldável)
Questão-problema - "Qual será a ação da água sobre os materiais?"







2.ºano
Circuitos elétricos (fevereiro)
Construir circuitos elétricos simples alimentados por pilhas.
Realizar experiências simples com pilhas, lâmpadas, e fios condutores e não condutores.
Questão-problema:Como fazer acender uma lâmpada?”
     
                                     

       O Ar (fevereiro)
        Reconhecer que o ar quente é mais leve que o ar frio.
      Questão- problema: O que acontece ao ar quando aquece? E quando arrefece?”


O ar (janeiro)
Reconhecer que o ar tem peso.
Questão-problema : " O ar tem peso?"

Comparar materiais segundo algumas propriedades. (janeiro)
Identificar materiais de acordo com as propriedades: flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza, transparência e combustibilidade.
Questão -problema: "Será que todos os materiais têm as mesmas propriedades?"

3. ºano
Explorando Circuitos elétricos (fevereiro)
Demonstrar pensamento o científico (prevendo, planificando, experimentando…).
Prever e testar as previsões para acender duas ou mais lâmpadas numa pilha
Identificar circuitos em série e em paralelo.
Questão – problema: É possível ligar duas ou mais lâmpadas a uma pilha de modo a que acendam todas? Se sim, como ligar duas ou mais lâmpadas a uma pilha de modo a que todas acendam?

Ciclo da água ( fevereiro)
Compreender que a existência de água no estado gasoso na atmosfera se relaciona, sobretudo, com a existência da água no estado líquido à superfície da Terra.
Interpretar o ciclo da água como uma sequência de fenómenos..
Determinação do ponto de ebulição de uma amostra de um líquido.
Questões-problema: “Como simular o ciclo da água?”
                                     Ponto de ebulição da água.

Os ímanes (janeiro)
 Observar o comportamento dos materiais em presença de um íman (Atração, não atração e repulsão).
Magnetizar objetos metálicos (pregos, alfinetes…)
Questões-problema: Os ímanes atraem todos os materiais?
                                      “ Como criar um íman?

Diferentes tipos de Solo (janeiro)
Recolher amostras de diferentes tipos de solos.
Identificar algumas das suas caraterísticas (cor, cheiro, permeabilidade…).

Questão-problema Será que todos os solos se deixam atravessar pela água de igual forma? 

4º ano
Condutores líquidos de  corrente elétrica (fevereiro)
Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
Compreender a função de bons e maus condutores de corrente elétrica entre os materiais líquidos.
Questão-problema: "Só materiais sólidos são bons condutores de corrente    elétrica?”




Ciclo da água (fevereiro)
·       Compreender que a existência de água no estado gasoso na atmosfera se relaciona, sobretudo, com a existência da água no estado líquido à superfície da Terra.
·       Interpretar o ciclo da água como uma sequência de fenómenos de evaporação, condensação (com queda na forma de chuva – no caso de água líquida, ou na forma de granizo – no caso de água sólida), infiltração (água nos solos), nova evaporação… 
      Perceber o processo de reversibilidade de um soluto (sal).
      Questão - problema - "Como simular o ciclo da água"
                                             Reversibilidade de um soluto (sal)



Distinguir sólidos de líquidos  (janeiro)
     
   Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…);
   Identificar o estado físico em que as amostras de materiais se encontram à temperatura      ambiente (e à pressão local);
   Distinguir materiais líquidos de materiais sólidos;
   Reconhecer que o estado físico de algumas substâncias se pode alterar por mudança da    sua temperatura;
   Compreender que um material (em particular, a água) se pode apresentar em estados          físicos diferentes (sólido, líquido e gasoso), que podem ser convertíveis uns nos outros        através de alterações nas condições (em especial, a temperatura);

  Questão - problema - "Como se distinguem os sólidos dos líquidos?"



Articulação entre ciclos - Sustentabilidade do ambiente (janeiro)

 Identificar alguns fatores que contribuem para a degradação do meio próximo (materiais poluentes-óleo de cozinha)

Descobrir possíveis soluções 
Questão - problema - "Como podemos reutilizar óleo alimentar usado?"

















Nenhum comentário:

Postar um comentário