Pré Escolar
Explorando as sombras (janeiro)
Observar, experimentar e verificar as características da sombra dos objetos, quando alterada a sua posição em relação a uma fonte de luz.Questão-problema - As sombras crescem?
Os ímanes (fevereiro)
Explorar amostras de materiais diversos, de modo a verificar o comportamento distinto (atração/não atração) destes perante um íman. Observar as ações entre ímanes (atração/ repulsão) consoante a orientação dos seus polos.Questão-problema - Seremos todos atraídos?
Circuitos elétricos (março)
Explorar amostras de material elétrico simples e diverso, de modo a fazer acender uma lâmpada.
Observar
as ações necessárias para construir um circuito elétrico simples alimentado por
pilhas.
Questão-problema - Como fazer acender uma lâmpada?
O carro "teste" funcionou em Cimo de Vila!!
1º ano
Circuitos elétricos (fevereiro)
Construir um circuito elétrico simples
Reconhecer que para existir uma corrente elétrica é
necessário haver um circuito elétrico fechado.
Reconhecer que se houver uma interrupção num circuito não
há fluxo de corrente elétrica (o circuito está aberto).
Questão-problema - "Como fazer acender uma lâmpada?"
|
Flutuação (fevereiro)
Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
Reconhecer materiais que flutuam e não flutuam
(flutuação).
Questão-problema - "O
que acontecerá se se colocar no recipiente com água diferentes objetos, flutuam ou afundam?
Dissolução (janeiro)
Verificar
experimentalmente o efeito da água nas substâncias (dissolver).
Questão-problema - "Todos os materiais se dissolvem em água?"
Materiais moldáveis e não moldáveis (janeiro)
Verificar o efeito da água nas substâncias (molhar, tornar moldável)
Questão-problema - "Qual será a ação da água sobre os materiais?"
2.ºano
Circuitos elétricos
(fevereiro)
Construir
circuitos elétricos simples alimentados por pilhas.
Realizar
experiências simples com pilhas, lâmpadas, e fios condutores e não condutores.
Questão-problema: “Como
fazer acender uma lâmpada?”
O Ar (fevereiro)
Reconhecer que o ar
quente é mais leve que o ar frio.
Questão- problema: “O que acontece ao ar quando aquece? E quando arrefece?”
O ar (janeiro)
Reconhecer que o ar tem peso.
Questão-problema : " O ar tem peso?"
Questão-problema : " O ar tem peso?"
Comparar
materiais segundo algumas propriedades. (janeiro)
Identificar
materiais de acordo com as propriedades: flexibilidade, resistência,
solubilidade, dureza, transparência e combustibilidade.
Questão -problema: "Será que todos os materiais têm as mesmas propriedades?"
3. ºano
Explorando Circuitos elétricos (fevereiro)
Demonstrar
pensamento o científico (prevendo, planificando, experimentando…).
Prever e testar as previsões para acender duas ou mais
lâmpadas numa pilha
Identificar circuitos em
série e em paralelo.
Questão
– problema: É possível ligar duas ou
mais lâmpadas a uma pilha de modo a que acendam todas? Se sim, como ligar duas
ou mais lâmpadas a uma pilha de modo a que todas acendam?
Ciclo da água ( fevereiro)
Compreender que a
existência de água no estado gasoso na atmosfera se relaciona, sobretudo, com a
existência da água no estado líquido à superfície da Terra.
Interpretar o ciclo da
água como uma sequência de fenómenos..
Determinação
do ponto de ebulição de uma amostra de um líquido.
Questões-problema: “Como
simular o ciclo da água?”
Ponto de ebulição da água.
Os ímanes
(janeiro)
Observar o
comportamento dos materiais em presença de um íman (Atração, não atração e
repulsão).Magnetizar objetos metálicos (pregos, alfinetes…)
Questões-problema: “Os ímanes atraem todos os materiais?”
“ Como criar um íman?”
Diferentes
tipos de Solo (janeiro)
Recolher
amostras de diferentes tipos de solos.
Identificar
algumas das suas caraterísticas (cor, cheiro, permeabilidade…).
Questão-problema –
Será que todos os solos se deixam atravessar pela água de igual forma?
4º ano
Condutores líquidos de corrente elétrica (fevereiro)
Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
Compreender a função de bons e maus condutores de corrente elétrica entre os materiais líquidos.
Condutores líquidos de corrente elétrica (fevereiro)
Demostrar pensamento científico (prevendo, planificando e experimentando…).
Compreender a função de bons e maus condutores de corrente elétrica entre os materiais líquidos.
Questão-problema: "Só materiais sólidos são bons condutores de
corrente elétrica?”
Ciclo da água (fevereiro)
· Compreender
que a existência de água no estado gasoso na atmosfera se relaciona, sobretudo,
com a existência da água no estado líquido à superfície da Terra.
·
Interpretar o ciclo da água como uma sequência de fenómenos
de evaporação, condensação (com queda na forma de chuva – no caso de água
líquida, ou na forma de granizo – no caso de água sólida), infiltração (água
nos solos), nova evaporação…
Perceber o processo de reversibilidade de um soluto (sal).
Questão - problema - "Como simular o ciclo da água"
Reversibilidade de um soluto (sal)
Distinguir sólidos de líquidos (janeiro)
Demostrar pensamento científico (prevendo,
planificando e experimentando…);
Identificar o estado físico em que as amostras de materiais se encontram à temperatura ambiente (e à pressão local);
Distinguir materiais líquidos de materiais sólidos;
Reconhecer que o estado físico de algumas substâncias se pode
alterar por mudança da sua temperatura;
Compreender que um material (em particular, a água) se pode apresentar em estados físicos diferentes (sólido, líquido e gasoso), que podem ser convertíveis uns nos outros através de alterações nas condições (em especial, a temperatura);
Questão - problema - "Como se distinguem os sólidos dos líquidos?"
Compreender que um material (em particular, a água) se pode apresentar em estados físicos diferentes (sólido, líquido e gasoso), que podem ser convertíveis uns nos outros através de alterações nas condições (em especial, a temperatura);
Questão - problema - "Como se distinguem os sólidos dos líquidos?"
Articulação entre ciclos - Sustentabilidade do ambiente (janeiro)
Identificar alguns fatores que contribuem para a degradação do meio próximo (materiais poluentes-óleo de cozinha)
Descobrir possíveis soluções
Nenhum comentário:
Postar um comentário